PONTO DE EQUILÍBRIO


Conhecer o lugar certo do Ponto de Equilíbrio do arco é mais importante do que conhecer o próprio peso dele! Porque? Porque estando localizado no lugar certo, o músico sentirá um ótimo conforto ao tocar, pois não provocará esforço desnecessário.

O Ponto de Equilíbrio também estabiliza o arco na corda dando a impressão de o arco grudar na corda!

Se o Ponto de Equilíbrio estiver próximo do talão, a sensação será de um arco leve, sem ponto, dificultando assim tocar na ponta.

Se ele estiver mais próximo da ponta, o músico terá a sensação de um arco pesado, sendo difícil a sustentação de uma nota ao longo de todo arco.

O lugar ideal do Ponto de Equilíbrio para os arcos de todos os instrumentos é entre 215 e 255 mm, a partir da junção do botão e da vareta do arco.

O Ponto de Equilíbrio no lugar correto favorece a performance, a dinâmica e a facilidade em se obter uma boa sonoridade, além de proporcionar o controle perfeito do arco na totalidade do seu comprimento.

Podemos corrigir o Ponto de Equilíbrio acrescentando ou tirando peso do talão, da fachatura e da ponteira, sem interferir na madeira do arco!

#pontodeequilibrio #arco #arcoparainstrumentos #instrumentodecorda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags