ESPÉCIES DE MADEIRAS PARA ARCOS


espécies de madeira para arcos para instrumentos de corda

O pau-brasil ficou sendo a melhor madeira para fazer arcos, por uma questão circunstancial, não foi escolhido por ampla pesquisa!

Na época que Fracois Turte começou a usar o pau-brasil, evidentemente, ele não conhecia as florestas brasileiras, que possuem nada menos que 8.715 espécies de árvores.

Hoje, com o conhecimento que temos, verifica-se então, que muitas outras madeiras, são tão boas quanto o pau-brasil e mesmo assim, acho que temos muito a pesquisar.

Já pesquisei mais de 30 espécies de madeira, e não só eu, pois a maçaranduba e o ipê (amarelo ou roxo), já são bem conhecidos por arqueteiros e músicos do mundo inteiro.

Outras madeiras que encontrei: cumarú, pau-ferro, pau-santo, muiracatiara, granadilho, siriva (madeira usada nos arcos indígenas) e outras.

Além do uso pelos músicos, para instrumentos de corda, a pesquisa básica é conhecer a elasticidade da madeira (lucchi test) e a sua densidade, então, com uma fórmula matemática, pode-se saber a resistência que essa madeira tem à flexão!

#arco #instrumentodecorda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags